O número de mulheres assumindo cargos que antigamente eram exclusivamente ocupados por homens, tem crescido ano após ano. Nesse sentido, o empreendedorismo feminino tem se tornado uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia, empoderando mulheres ao redor do mundo e fomentando uma sociedade mais justa.
Hoje falaremos sobre tudo o que envolve o empreendedorismo feminino, desde o seu surgimento até a sua importância na sociedade atual. Confira
O que é empreendedorismo feminino?
O empreendedorismo feminino, acima de tudo, está relacionado ao protagonismo da mulher em um ambiente corporativo, esteja ela ocupando a posição de dona, ou algum outro cargo de liderança dentro da empresa. Em outras palavras, o empreendedorismo feminino garante que as mulheres tenham voz ativa e consigam tomar decisões estratégicas, pautadas no desenvolvimento e crescimento da companhia.
Embora o caminho a percorrer ainda seja longo, dada todas as dificuldades do público feminino ao empreender no Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, o país já conta com 26 milhões de empreendedoras, ocupando a 7° posição no ranking mundial.
Além de ser sinônimo de independência financeira, esses números também representam um aquecimento da economia e novos empregos. Inclusive, um dos grandes benefícios do empreendedorismo feminino é que essas mulheres geram emprego para outras mulheres, gerando uma rede de crescimento e aprendizado coletivo.
Como surgiu o empreendedorismo?
A princípio, o tema empreendedorismo feminino começou a ganhar notoriedade na Europa entre as décadas de 70 e 80, chegando ao Brasil somente na década de 90.
Logo, como podemos notar, essa ainda é uma ideia muito recente, a qual precisa ser alimentada dia após dia, visando exterminar a estigmatização de mulheres empreendedoras e encorajá-las a seguirem com seus sonhos.
Por fim, é importante ressaltar que, apesar do curto período de tempo, desde a concepção da ideia, em 1970, até os dias de hoje, muitas mudanças já podem ser notadas. Dito isso, nos próximos tópicos falaremos um pouco mais sobre a importância e os desafios do empreendedorismo feminino Brasil e no mundo.
Qual é o dia do empreendedorismo feminino?
De antemão, uma das ações criadas para motivar as mulheres é o Dia do Empreendedorismo Feminino, que é celebrado em 19 de novembro, desde 2014. Em síntese, o dia é comemorado em mais de 140 países e tem como objetivo evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial.
Principais dados do empreendedorismo feminino no Brasil
A participação da mulher em cargos de destaque já vem sendo notada por plataformas como LinkedIn, desde 2016. Desse modo, separamos alguns dados importantes que nos ajudaram a entender o atual cenário do empreendedorismo feminino no Brasil. Vejamos:
- Segundo o LinkedIn, no ano de 2020, o Brasil registrou um aumento de 41% no número de mulheres abrindo o seu próprio negócio. Entretanto, a mesma pesquisa aponta que a representação da liderança feminina no Brasil é de apenas 27% (27ª posição), sendo que a média global é de 31%;
- Ainda segundo mostra o LinkedIn, o crescimento no número de mulheres empreendedoras vem crescendo, desde de 2016. Entre os anos de 2016 e 2021, por exemplo, a participação feminina teve um aumento de 99%, frente a 54% dos homens;
- Entretanto, embora os números demonstram um cenário promissor, um estudo diferente realizado pela mesma plataforma, aponta que as mulheres ainda ocupam menos de ⅓ dos cargos de liderança mundo afora. No Brasil, 46% dos cargos de nível básico são ocupados por elas, frente a menos de um quarto, 23% dos cargos de liderança sênior (C-level).
A importância do empreendedorismo feminino
Ter a mulher como figura central dentro da empresa, pode trazer diversos benefícios para a economia e para a sociedade de modo geral. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Global Mckinsey, mostra que o PIB braslleiro aumentaria em até 30%, caso as condições de trabalho fossem iguais para homens e mulheres.
O ensaio ainda mostra que as mulheres passam mais tempo estudando para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos – em média 9,9 anos buscando aprimorar suas entregas e qualificação profissional.
Do ponto de vista social, a presença de mulheres empreendedoras também contribui para reduzir diferenças de oportunidade de crescimento e desigualdades salariais.
Quais os principais desafios do empreendedorismo feminino?
Antes de tudo, veja que se tornar uma empreendedora no Brasil, já se mostra um grande desafio por si só, dado todas as dificuldades burocráticas que envolvem essa prática.
Um exemplo disso, fica por conta da taxa de juros mais elevada para as empreendedoras, se comparado com o valor pago pelos empreendedores – mesmo que seus índices de inadimplência sejam menores.
Para contextualizar, enquanto os homens possuem um índice de inadimplência de 4,2% e pagam em média 31,1% de juros ao ano, as mulheres mantêm seu percentual de inadimplência na casa dos 3,7%, pagando uma taxa de juros anual de 34,6%.
Por fim, além dos obstáculos citados, é muito comum vermos mulheres empreendedoras dividindo suas funções profissionais, com outras responsabilidades, como cuidar dos filhos, da casa, estudar, entre outras coisas.
Ideias de negócios para mulheres empreendedoras
Comida saudável
O mercado fitness vem crescendo a cada dia e, junto com ele, o número de restaurantes que vendem comida saudável.
Em síntese, você não precisa abrir um restaurante para começar seu próprio negócio. Basta fazer um planejamento financeiro, contar com a ajuda de uma nutricionista, preparar as marmitas diretamente da sua casa e vendê-las pela internet. Lembre-se de diversificar o cardápio para atrair mais clientes.
Produtos artesanais
Áreas como decoração, festas de aniversário, casamentos e formaturas, são excelentes oportunidades para as mulheres que possuem talento na produção de itens artesanais. Desse modo, se esse for o seu caso, veja algumas opções de produtos artesanais que você pode investir: Feltro; Crochê; Tricô; Scrapbooks; MDF; Laços e acessórios de cabelo; Pintura; Reaproveitamento de materiais.
Consultoria de vendas
Essa área é mais voltada para as mulheres que possuem experiência no setor de vendas. Aqui, o seu trabalho será oferecer soluções para o setor comercial das empresas, criando estratégias eficientes e que de fato ajudem a resolver os gaps da operação.
3 exemplos de mulheres empreendedoras
Luiza Helena Trajano
Atualmente, a dona da rede Magalu figura entre uma das principais empreendedoras do mundo, sendo reconhecida pela Forbes como uma das mulheres mais influentes do Brasil. Além do seu cargo de prestígio, ela também é bastante reconhecida pelos seus investimentos e pela sua luta em prol da diversidade e inclusão.
Ana Fontes
Ana Fontes é fundadora da Rede Mulher Empreendedora e também já foi eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes. Com sua iniciativa de ajudar mulheres interessadas em empreender, Ana Fontes já ajudou a capacitar mais de 500 mil mulheres ao redor do país de forma gratuita.
Adriana Barbosa
Por último, temos a Adriana Barbosa, que em 2002 deu início ao seu projeto com um capital de apenas R$ 3.000,00 e, com o sucesso alcançado, conseguiu multiplicado para R$1,5 milhão, se tornando a maior feira de afro empreendedorismo da América Latina.
Conclusão
O empreendedorismo feminino é uma bandeira extremamente importante e que precisa ser levantada por todos. Em um mundo amplamente dominado pelos homens, é essencial que o empoderamento feminino seja incentivado continuamente, contribuindo assim para ambientes cooperativos mais inclusivos, bem como para o desenvolvimento econômico do país de modo geral.